
Crítica [Com Spoilers]:
- "O Mandarim que me venderam nos trailers, cartazes etc. não é o Mandarim que vi filme. Nunca me decepcionei tanto! Nunca mais crio tantas expectativas por um filme como criei por esse." foi o "Sad But True" comentário de um internauta de nome Rafael, e o primeiro que li. Sou obrigado a concordar. Faço minhas as palavras dele.O filme tem um roteiro bom porém mau resolvido e que deixa pontas soltas, dúvidas e buracos capazes de "mindfuckar" a mente dos espectadores. Devo admitir que mesmo sendo um enorme fã do Homem de Ferro (principalmente no cinema, graças ao Downey) entrei na sala com um expectativa gritante e saí de-lá decepcionado e de certa forma apático (diferente de quando fui ver o segundo, apesar de não defende-lo tanto quanto o primeiro). São tantos os erros que fica muito fácil classificar as partes boas do filme a um quase resumo das espetaculares tomadas de ação.
Vou ser breve, esse é um filme que mostra o lado humano de Tony Stark (muito pouco sombrio se comparado a hype que o trailer nos passou), por isso, não espere ver muitas cenas da(s) armadura(s), mesmo sabendo do Projeto Adega e de suas 42 armaduras (pouco aproveitadas no filme). Apesar do Tony vestir a clássica Silver Centurion na película, ele não chega a entrar na Heart Breaker e ainda é exibido somente uns poucos segundos da IGOR em ação sem contar que não é dado o devido foco aos trajes e muito menos à construção deles (como esperado pela maioria).
Não se dê ao luxo de esperar uma viagem ao espaço (Space Suit pra quê então Disney?), nem Thanos, Guardiões da Galaxia ou coisas do tipo. Este é um filme isolado de todo o resto.
A sensação que tive nesse filme não foi das melhores; tivemos um Mandarim desperdiçado, um War Machine prometido mas não exibido, a falta do bom e velho AC/DC, uma Extremis mal resolvida e uma cena pós-créditos desnecessária (senti uma enorme falta da direção do Favreau).
Na minha cidade não tem IMAX, fui num cinema lotado, com um bêbado do meu lado, uma exibição desfocada (literalmente, a lente da sessão estava mal configurada. também pode ser só eu acostumado com a alta definição das mídias digitais), e pra completar meu calvário; não consegui ver a versão 3D da coisa. Apesar de tudo vai valer um Blu-ray, pelo menos para encerrar a trilogia.
PS: Como teria sido a trilogia se Tom Cruise tivesse pegado o papel? teríamos um visual á La Minority Report?


